sábado, 17 de setembro de 2011

Mais Que Palavras

"E, estando por detrás, aos seus pés, chorando, começou a regar-lhe os pés com lágrimas, e enxugava-lhos com os cabelos da sua cabeça; e beijava-lhe os pés, e ungia-lhos com o unguento." (Lucas 7:38)

O texto em questão refere-se à passagem bíblica em que Jesus, à convite do fariseu Simão, foi visitar-lhe e assentou-se junto à ele à mesa. E a Palavra do Senhor diz que, uma mulher da cidade, uma pecadora, ao saber que Jesus estava ali, foi ao Seu encontro, levando consigo um vaso de alabastro com unguento.

E o auge deste texto está na atitude que aquela mulher teve. Sua atitude foi ousada, mas ao mesmo tempo foi humilde. Certamente, ela estava arrependida de seus pecados. Naquela época, um dos pecados que mais faziam da mulher condenada aos olhos humanos era o adultério e/ou a prostituição. Imagino eu que, esta mulher carregava consigo a dor da culpa, a dor do olhar de condenação das pessoas que a conheciam. E ao saber que Jesus, o Filho de Deus estava naquela cidade, ela foi até Ele, desesperadamente, em busca de perdão.

Mas não foram necessárias palavras para que aquela mulher fosse perdoada. Sua atitude de se prostrar diante de Jesus, lavar Seus pés com suas lágrimas, enxugar com seus próprios cabelos e beijar-Lhe os pés foi o que O comoveu. E mais. Ela abriu mão de algo valioso por amor a Cristo. O que ela levava consigo era valioso. O vaso de alabastro tinha grande valor, assim como o perfume que havia dentro dele. Mas aquela mulher não se importou com isso. Ela deu o que ela tinha de melhor.

Por causa desta sua atitude, Jesus voltou-se a ela, dizendo: "A tua fé te salvou". Somente a fé daquela mulher foi o suficiente para que ela recebesse o perdão.

Não podemos deixar de destacar nesta passagem a atitude do fariseu que recebeu Jesus em sua casa. A Bíblia diz que, vendo aquela cena, o fariseu julgou àquela mulher e a Cristo em pensamento. Mas Jesus, sendo 100% homem e 100% Deus, na Sua onisciência, sondou os pensamentos daquele homem e com sabedoria o repreendeu, dizendo que ao entrar em sua casa, não Lhe deu água para lavar os pés (costume que se tinha na época, já que as ruas eram de terra, e obviamente, os pés se sujavam facilmente), mas aquela mulher, a pecadora não cessou de regar-Lhe com suas lágrimas; ele não Lhe saudou com ósculo (o ósculo era também um costume da época entre os judeus, em que as pessoas se saudavam com beijos), mas aquela mulher não cessou de beijar-Lhe os pés; ele não Lhe ungiu a cabeça com óleo, mas a pecadora ungiu-O com um perfume caro, com unguento. A mulher, a pecadora, tão acusada e mal vista diante dos homens teve uma atitude mais agradável aos olhos de Cristo do que aquele que tão santo se achava.

Agora, apliquemos este texto à nossa vida cotidiana. Vivemos em um mundo capitalista, em que a vida é uma corrida em busca de riquezas e melhores condições de vida. Não é errado querer melhorar de vida. O problema começa quando as pessoas tornam-se excessivamente ambiciosas e arrogantes. O relógio passa a ser o seu deus, pois o tempo está sempre a favor de seus interesses consumistas e individualistas, mas nunca a favor da busca por mais da glória de Deus. E como consequência, as pessoas vão se afastando cada vez mais de Deus e enchendo seu coração com orgulho, autossuficiência e soberba.

Não pense que este problema (que é muito sério) faz parte apenas da vida dos incrédulos, não. O problema é que os cristãos, os que se chamam servos de Deus têm se contaminado com isso também. Nossas preferências têm sido a televisão, o computador, a internet, o trabalho, a nossa cama, os vícios, a promiscuidade ao invés de uma vida plena de adoração a Deus. Pensamos que o tempo que passamos com Deus, servindo-O na Igreja, nos nossos ministérios, é suficiente. Mas muitas vezes, o que oferecemos a Deus é o que resta, o que sobra.

Hoje te pergunto: o que você tem oferecido a Deus? Seu melhor ou aquilo que sobra? Você tem buscado viver uma vida santa, digna de um servo de Deus? Uma vida de intimidade e comunhão com Ele? Quem é você? Um religioso? Um fariseu? Ou é como aquela mulher pecadora que ofereceu a Deus mais que palavras, a sua vida como um sacrifício vivo e verdadeiro de louvor e adoração a Ele?

Se sua vida está "fora dos eixos", ainda há tempo para consertá-la. O Mestre está esperando que você vá ao Seu encontro para que Ele possa receber o seu louvor e te abençoar mais uma vez com Sua unção, com Sua graça, com Seu amor, com Seu perdão. Não é preciso um grande discurso. Deus contempla as palavras do seu coração.

"Mais que palavras, mais que um gesto, quero Te oferecer, Jesus..."

Que Deus te abençoe!

Vitor Hugo Correia Machado.

0 comentários:

Postar um comentário