sábado, 24 de dezembro de 2011

Aliança de Amor (Post Especial de Natal)


Estamos na véspera do Natal, que é uma das datas comemorativas mais esperadas no mundo inteiro (se não a mais esperada). Mas muitas pessoas, nos dias de hoje, têm sua visão e motivação desviadas do foco principal nesta data. O Natal dos dias atuais, para muitos, tem seu valor nos presentes e no chamado “Papai Noel”. Ou seja, o Natal assumiu um significado totalmente consumista e sua essência se perdeu. A verdadeira essência do Natal, para os cristãos, é o nascimento de Jesus. Sabemos que a Bíblia não traz nenhuma informação sobre a data exata do nascimento Dele, mas nos traz “pistas” que nos permitem concluir que Ele não nasceu no dia 25 de dezembro. Mas não vamos entrar nesse mérito. Enfim, o que se pode concluir é que o verdadeiro sentido do Natal (Jesus), para muitos, ficou esquecido. Quando se fala em Natal, o que vem à cabeça de muitos é a figura do “bom velhinho”. Jesus não faz mais parte do Natal de muitas pessoas. Mas esta essência pode ser resgatada, pode ser “ressuscitada” no coração das pessoas.

“Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o Seu Filho Unigênito, para que todo aquele que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.” (João 3:16). Eis aqui o verdadeiro sentido das comemorações natalinas. O Natal não se resume em ganhar presentes ou simplesmente nos lembrarmos do nascimento de Cristo. É algo mais abrangente. Devemos nos lembrar da missão de Jesus ao vir ao mundo. Ele tinha toda a glória nos céus, mas abriu mão de tudo, assumiu a forma humana para ser o Cordeiro que tira o pecado do mundo. Ele Se sacrificou. Mas qual foi o motivo? Qual foi o porquê?

Ao longo de toda a Bíblia, vemos que várias alianças foram firmadas entre Deus e o homem. Mas muitas delas foram quebradas. Não pela parte de Deus, porque Ele não falha, mas pela parte do homem, que é imperfeito. Deus fez uma aliança com Noé (Gênesis 9:16: “E estará o arco nas nuvens, e eu o verei, para me lembrar do concerto eterno entre Deus e toda a alma vivente de toda a carne, que está sobre a terra.”). Deus fez aliança também com Abraão (Gênesis 17:5-7: “E não se chamará mais o teu nome Abrão, mas Abraão será o teu nome; porque por pai da multidão de nações te tenho posto; E te farei frutificar grandissimamente, e de ti farei nações, e reis sairão de ti; E estabelecerei o meu concerto entre mim e ti, e a tua semente depois de ti, nas suas gerações, por concerto perpétuo, para te ser a ti por Deus, e à tua semente, depois de ti.”). Deus fez aliança com o povo de Israel, prometendo livrar-lhes das mãos dos egípcios. O Senhor cumpriu Sua promessa. E mais. Ele mostrou de uma forma espantosa que Ele realmente é Deus e não falha. Quando tudo parecia perdido e não havia saída, Ele abriu o mar e fez Seu povo a pés secos passar. E no deserto, Deus cuidou de Seu povo. Ele lhes mandava alimento. Suas roupas e sandálias não se estragavam. Uma coluna de nuvem lhes dava sombra durante o dia e uma coluna de fogo os aquecia à noite. Mas o povo de Israel foi ingrato e fez para si os seus ídolos. A aliança foi quebrada, mas pela parte dos homens, porque o que Deus promete, Ele cumpre.

Tanto tempo se passou e o homem continuava insistindo no erro. Mas Deus tanto amou a humanidade, que Ele decidiu firmar uma nova aliança. Mas esta nova aliança seria incorruptível: uma aliança de amor. Se o amor [verdadeiro] é eterno, uma aliança de amor com certeza não tem fim.

A Palavra de Deus diz que não há redenção sem derramamento de sangue. E Deus cumpriu a Sua Palavra. Assim como um cordeiro era sacrificado para que houvesse remissão de pecados, Deus enviou o Seu Único Filho, para morrer como um cordeiro, para que os pecados da humanidade fossem perdoados. (Vide Isaías 53:2b). Foi por amor que Jesus Se entregou.

Jesus veio ao mundo para renovar a aliança que antes foi quebrada. Mas esta aliança se estendeu a todos os povos da Terra, e não apenas ao povo de Israel, que foi escolhido por Deus. Isto nos surpreende ainda mais, pois Deus ama a todos nós. Deus amou o mundo inteiro. Nós não merecíamos, mas Ele nos amou e entregou o Seu Único Filho.

Jesus morreu. Mas o “inesperável” aconteceu. Ao terceiro dia, Jesus ressuscitou. Deus sempre nos surpreende. O Seu amor é imensurável. E esta aliança de amor é eterna. Não pode ser quebrada. Como está escrito em Romanos 8, do versículo 31 em diante, NADA pode nos separar do amor do nosso Senhor.

Uma aliança é um compromisso, é um pacto. E Deus não volta atrás nas Suas palavras. O que Ele promete, Ele cumpre. E não existe questionamento que prevaleça quando olhamos para a cruz e nos lembramos do sacrifício de Jesus. Mesmo que os nossos sonhos estejam “mortos”, o amor de Deus os faz ressuscitar.

O amor de Deus foi o que nos salvou, nos livrou da morte, nos livrou do inferno. E como retribuir a este amor?

O Senhor está nos chamando para viver algo mais profundo com Ele. Ele não quer que vivamos na superfície. Ele quer ter conosco um relacionamento mais íntimo. Ele quer, de fato, fazer uma aliança conosco. Aliança com Deus não é uma paquera, não é um namoro, não é nem mesmo um noivado. Uma aliança com Deus é um casamento. É um compromisso eterno, porque o amor Dele é eterno.

Algumas pessoas têm medo de se entregar a um relacionamento com Deus. Mas saiba que um relacionamento com Deus é uma promessa de vida eterna. Não há o que temer. Deus não é homem pra mentir. Tudo passará, mas a aliança Dele conosco, não. Ele é Fiel e cumpre as Suas promessas.

Neste dia, faça uma reflexão: Qual é a essência do seu Natal? Jesus? Se ainda não é esta a motivação da sua vida, ainda há tempo para mudar de atitude. O Senhor nosso Deus te espera para fazer uma aliança ETERNA de amor contigo. Não deixe pra depois, pois você não sabe o que acontecerá com você daqui a um ano, um mês, uma semana, um dia, uma hora, um minuto, um segundo... Mas se você tomar a decisão de fazer um compromisso com Deus agora, ainda que você morra, você viverá, pois a morte daquele que vive com Deus, significa o início de uma nova vida, no céu. Para um crente no Senhor Jesus, fechar os olhos aqui na Terra é abrir os olhos no céu e desfrutar de uma nova vida. Para o crente, nem mesmo a morte significa derrota. Em todas as coisas somos mais que vencedores.

Deixo para você o vídeo de uma canção que tem falado muito ao meu coração nestes dias - Aliança de Amor (André Valadão).

Um abraço! Que Deus te abençoe! Feliz Natal [com Jesus]!

0 comentários:

Postar um comentário