segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Vinho novo em odres novos

"Jesus fez também esta comparação: - Ninguém corta um pedaço de uma roupa nova para remendar uma roupa velha. Se alguém fizer isso, estraga a roupa nova, e o pedaço de pano novo não combina com a roupa velha. Ninguém põe vinho novo em odres velhos. Se alguém fizer isso, os odres rebentam, o vinho se perde, e os odres ficam estragados. Não. Vinho novo deve ser posto em odres novos. E ninguém quer vinho novo depois de beber vinho velho, pois diz: "O vinho velho é melhor". (Lucas 5: 36-39)

"Odres novos, vinho novo": Este será o tema de um congresso internacional de louvor e adoração, que acontecerá em Belo Horizonte/MG, no mês de abril. Desde que fiquei sabendo que esse seria o tema do evento, fiquei curioso para saber de que forma esse tema seria explorado. Foi então que, comecei a pesquisar na internet sobre esse assunto. Confesso que foi uma surpresa pra mim saber que existe uma parábola na Bíblia que fala sobre isso. Já tive a oportunidade de ler essa parábola, mas nunca tinha dado a devida atenção a ela. Muitas vezes, ao lermos a Bíblia, damos atenção às passagens mais conhecidas e mais comentadas e não percebemos que nela existem muito mais passagens bonitas e edificantes do que estamos acostumados a ler, a comentar e a ouvir falar. E foi isso o que aconteceu comigo. Foi então que pensei: "Senhor, como pode ter passado desapercebido aos meus olhos algo tão tremendo?". Então, recebi a direção de Deus para fazer uma reflexão a respeito dessa Parábola do Vinho Novo.

Nesta parábola, Jesus, mais uma vez, faz uma sábia comparação. Primeiramente, Ele mostra que não faz sentido uma roupa velha ser remendada com um pedaço de uma roupa nova, pois seria inconveniente estragar uma roupa nova, que pode ser usada por muito tempo, para consertar uma roupa velha, que logo perderá a sua utilidade. Um pedaço de pano novo não combina com uma roupa velha. Jesus continua dizendo que ninguém põe vinho novo em odres velhos, pois eles podem se romper, o vinho pode se perder e os odres se estragarem. Andei pesquisando sobre isto e descobri que o vinho novo rompe o odre velho por produzir um gás muito forte. Como o odre já está velho, ele perdeu a sua resistência e por isso pode se arrebentar. Portanto, o vinho novo deve ser armazenado em odres novos, que são mais resistentes; e são eles que conservam o vinho, e este conservará os odres. Mas o que o Mestre Jesus quis ensinar com essa comparação? Vamos compreender esse ensinamento!

O vinho novo representa o Espírito Santo de Deus e a alegria que a Sua presença nos traz. Os odres simbolizam as nossas vidas. Um odre velho é uma vida de velha mentalidade, velhos hábitos, velhos conceitos, velha visão. Para recebermos o Vinho Novo, precisamos nos "despir" de tudo isso. Nossa mentalidade, nossos hábitos, nossos conceitos, nossa visão, enquanto odres velhos, são convenientes aos nossos interesses e são contrários à vontade de Deus. A nossa natureza carnal precisa ser convertida em uma natureza espiritual. É por isso que tanto falamos e ouvimos falar nos dias de hoje, que a Igreja do Senhor Jesus precisa de um avivamento. Isto é verdade. O problema está quando pensamos que avivamento é algo que acontece instantaneamente. Mas na verdade, o avivamento é um processo. Pra recebermos este avivamento, este "vinho novo" de Deus, precisamos deixar de lado os velhos hábitos, os velhos costumes, aquilo que agrada a nossa carne e que desagrada a Deus. Odres velhos não podem receber a visitação de Deus. Além disso, o vinho novo produz gás e tende a romper os odres velhos e a estragá-los e por isso só pode ser guardado em odres novos. Ou seja, o Espírito Santo é algo que traz um impacto tão grande em nossas vidas, que se não estivermos preparados, se não formos odres novos, não estamos aptos para recebê-Lo.

O versículo 38 diz que o vinho novo deve ser posto em odres novos e ambos se conservarão. O vinho novo, sendo tão forte, pode arrebentar o odre velho, pois ele não está preparado para recebê-lo. Mas o odre novo, ao contrário do velho, é conservado pelo vinho novo, que também é conservado pelo odre novo (o Espírito Santo nos conserva, nos mantêm firmes. Nós, como odres novos, conservamos o Espírito Santo dentro de nós). Mas precisamos ser constantemente lavados (renovados).

O versículo 39 diz que aquele que não prova do vinho novo, nunca quererá bebê-lo, pois acha que o vinho velho é melhor. Essa é a situação de muitas pessoas. Quem ainda não conhece a Deus e não desfrutou do agir do Espírito Santo, não quer "provar" do "vinho novo", pois para isso, terá que se transformar em um odre novo (abandonar práticas prazerosas, que na verdade, não convêm).

Mas ser esse recipiente do Vinho Novo não é apenas uma questão de escolha, de desejo... É uma questão de necessidade. Nós precisamos deste Vinho. E por que precisamos? O vinho velho produz resíduos (lixo, resto de coisas inúteis e talvez prejudiciais). O Vinho Novo, não. O Vinho Novo é sinônimo de paz, de gozo, de alegria, de direção, de sentido para as nossas vidas. Um odre vazio, sem vinho, não tem utilidade alguma. Da mesma forma é a nossa vida, se não tivermos ao Senhor como o nosso Salvador e nossa essência (não faz sentido).

Odres velhos falam de conformismo, de tristeza, de acomodação, de medo... Vinho novo fala de expectativa, de alegria, de renovação, de ousadia, de saúde. Especialmente em situações de crise, não podemos esperar a renovação de Deus em odres velhos, isto é, vencer a crise com velha mentalidade, velhos hábitos, velhos conceitos, velha visão. Temos que esperar mais, pois Deus tem muito mais para dar do que nós podemos pedir ou imaginar.

E você? É um odre velho ou um odre novo? Já recebeu o vinho novo na sua vida? Você tem tido paz e alegria verdadeiras? Se não, é hora de rever seus conceitos e valores. É hora de mudar de vida. Se você tem dúvida de que isso vale a pena, pode ter certeza que sim, pois o vinho novo é muito mais agradável, saudável e saboroso. Basta uma decisão sua para você ver o começo de algo novo em sua vida. Você quer avivamento? Então dê o primeiro passo! Sabe qual é? O próprio Deus nos dá a resposta: "Buscar-me-eis e me encontrareis quando me buscardes de todo o vosso coração." (Jeremias 24: 13).

Deixo com vocês o vídeo de uma linda canção da Pastora e cantora Ludmila Ferber, intitulada Tempo de Cura, que traz uma mensagem muito profunda e profética, baseada nessa parábola do vinho novo. Espero que você goste e seja edificado.

1ª versão:



2ª versão:



Que Deus te abençoe!

2 comentários:

Anônimo disse...

Odre velho significa velha aliança (judaísmo) e odre novo significa a nova aliança (cristianismo).

Vitor disse...

Acredito que podemos ter várias interpretações a respeito de um texto bíblico como este, desde que não seja uma interpretação precipitada e/ou que vá contra a própria Palavra de Deus, o que não creio que seja o caso. Sendo assim, minha interpretação não exclui a sua, e vice-versa. É bom ter conhecimento da sua opinião também. É uma interpretação válida, e que com certeza, contribui para o acréscimo de conhecimento e agrega valor. Que Deus te abençoe! :D

Postar um comentário