sábado, 28 de abril de 2012

"Não façais da casa de meu Pai casa de venda"

"E estava próxima a páscoa dos judeus, e Jesus subiu a Jerusalém. E achou no templo os que vendiam bois, e ovelhas, e pombos, e os cambiadores assentados. E tendo feito um azorrague de cordéis, lançou todos fora do templo, também os bois e ovelhas; e espalhou o dinheiro dos cambiadores, e derribou as mesas; E disse aos que vendiam pombos: Tirai daqui estes, e não façais da casa de meu Pai casa de venda." (João 2:13-16)

Depois de um bom tempo sem passar por aqui, devido a tantas obrigações e tarefas que têm sugado bastante do meu tempo, agora estou de volta ao blog, trazendo comigo uma reflexão a respeito do texto bíblico em que Jesus expulsa os mercadores do templo. Há alguns dias atrás, ouvi uma interpretação diferente deste texto, uma interpretação que me levou a estudá-lo mais a fundo e que chama a minha atenção, pois tem como objetivo fazer com que olhemos para o nosso interior.

Em João 2, a partir do versículo 13, é narrada a passagem de Jesus por Jerusalém e pelo templo daquela cidade. Ao chegar ao templo, Jesus presenciou uma cena desagradável: Os mercadores haviam feito da casa do Senhor um local de comércio. Diante daquela situação, Jesus se irritou e expulsou os mercadores, que com aquela atitude, estavam profanando um lugar tão santo. A Bíblia fala que além de "lançar" os mercadores para fora do templo, o Mestre espalhou o dinheiro deles e derrubou as mesas que ali estavam postas, provavelmente, repletas de mercadorias.

Existem pessoas que questionam a santidade de Jesus, por Ele ter agido com tamanha ira. Mas creio que, se Jesus agiu assim, é porque o Seu coração de Filho e de Servo zelava pela casa de Deus. Portanto, Ele agiu assim por amor.

E de que forma podemos aplicar isso em nossas vidas? É aí que surge a dúvida de muitos, pois à primeira vista, não há mesmo muito o que explorar desse texto e aplicá-lo em nosso dia-a-dia. Mas o Espírito Santo sempre tem algo a mais para nos dizer através da Sua Palavra. A Palavra de Deus nos diz que o nosso corpo é o templo do Espírito Santo (vide 1 Coríntios 6: 18-20). A partir do momento em que aceitamos ao Senhor Jesus como nosso Único e suficiente Salvador, e passamos a buscar a Deus incessantemente, o espaço vazio em nosso coração é totalmente completo pela presença do Espírito Santo, fazendo dos nossos corpos e das nossas vidas, a Sua habitação, a Sua morada, o Seu templo.

Mas infelizmente, o que o mundo nos oferece, humanamente falando, é definitivamente mais atrativo e prazeroso. Às vezes, mesmo sem querer e sem perceber, passamos a olhar para o mundo, a buscar riquezas, poder, paixões, e nos esquecemos de cuidar das nossas casas - Quando digo "casas", neste contexto, me refiro ao coração, ao corpo, ao interior, à habitação do Espírito Santo. E então paramos de alimentar a nossa alma, deixando a nossa vida espiritual "jogada às traças"; fazemos de nós mesmos mercadorias, nos vendendo ao prazer, ao conforto, ao consumismo, ao comodismo, à frieza espiritual. Sendo assim, nossas vidas se enchem de lixo. Isso mesmo. Lixo. "Emporcalhamos" o templo do Espírito Santo.

É então que Jesus olha para dentro de nós e se irrita pelo que fizemos de nós mesmos. Mas ao mesmo tempo Ele nos olha com um olhar de compaixão, de misericórdia. Precisamos dar liberdade a Ele para lançar fora aquilo que tem nos sujado e para derrubar a mesa, pois Ele nos ama, se importa conosco e quer nos ver felizes. Ele sabe que nós só podemos ser felizes se for retirado de dentro de nós o que é profano, o que é carnal, dando lugar ao agir de Deus.

Como está a sua vida? Seu coração está preenchido pelo Espírito Santo? Sua presença nos traz paz e alegria verdadeiras e eternas. Abra seu coração para Jesus e deixe-O limpar a sua vida! Ele é Poderoso pra fazer infinitamente mais do que tudo aquilo que pedimos ou pensamos. Basta nos rendermos a Ele, e Ele nos envolverá com Seu amor e com Sua glória.

Que Deus te abençoe!

0 comentários:

Postar um comentário