domingo, 29 de julho de 2012

Montes Claros clama: "Esconde-me debaixo das tuas asas!"

Brasão da cidade de Montes Claros, MG
Na última sexta-feira, navegando pela internet, não sei exatamente por qual motivo, senti o desejo de acessar o site da prefeitura da minha cidade, Montes Claros. Navegando pelo site, encontrei o brasão de Montes Claros, o qual me chamou atenção pela sua descrição. O brasão consta de um escudo português, significando a origem do Brasil; uma coroa "mural" de cinco torres, designando a cidade; no interior, acima dos Montes Dois Irmãos - símbolo de Montes Claros -, duas figuras da flor-de-lis como símbolo dos "padroeiros" da cidade; de cada lado uma data: a primeira de 1707, que foi a data de fundação do povoado, e a segunda de 1857, elevação à categoria de cidade. Abaixo do escudo, encontramos em latim um trecho do versículo 8 do Salmo 17, que diz: "Guarda-me como a menina dos teus olhos; esconde-me debaixo da sombra das tuas asas." A partir da observação dessa imagem, comecei a refletir a respeito da situação dessa cidade.

Sei que Montes Claros não é a única que se encontra nesse estado, mas é fato que a violência, a promiscuidade, a prostituição, a desigualdade social, a corrupção política, a corrupção moral e tantos outros problemas têm sido crescentes aqui. Um outro problema é também a idolatria. Montes Claros tem forte influência de culturas que celebram outros deuses (ressalto que não cabe a mim nem a ninguém julgar qual religião está ou é a mais certa, mas creio na existência de um só Deus e que somente Ele deve ser reverenciado e venerado).

Associei tudo isso ao brasão da cidade, do qual tenho a seguinte interpretação: Uma cidade aparentemente sem salvação, mas que mantém viva a esperança da libertação em Deus, pois clama ao Senhor: "Esconde-me debaixo das tuas asas".

Nossos tempos são tempos de grande ambição. Muitas pessoas preocupam-se em buscar somente riquezas, satisfação pessoal e esquecem-se de buscar a Deus. Às vezes, buscamos a Deus com interesse individual e nos esquecemos de buscar ao Senhor em favor da nossa terra. É importante amá-la e interceder por ela. Creio que essa é a mensagem central deste post.

Você que é cidadão montesclarense, saiba que Deus não te colocou nessa cidade por acaso. O Senhor nos colocou aqui para sermos embaixadores do Reino, mensageiros que levam a mensagem do Evangelho, as Boas Novas da salvação. Ele nos levantou como intercessores para que não cessemos de clamar diante Dele. Que possamos a cada dia orar pela nossa terra, clamar pela limpeza espiritual dos céus de Montes Claros, para que reine a santa paz do Senhor sobre os montes, para que caia por terra o domínio de falsos deuses, para que Jesus seja o único Padroeiro, para que somente o trono Dele esteja firmado nos céus dessa cidade.

"Nosso clamor, Senhor, é que venha a salvação dos perdidos, a libertação dos cativos, a tua proteção, o Teu reino eterno. Livra-nos das mãos do inimigo e esconda-nos debaixo das tuas asas!"

0 comentários:

Postar um comentário