sábado, 9 de março de 2013

RENOVO: Roupa nova para o sumo sacerdote

"E ele mostrou-me o sumo sacerdote Josué, o qual estava diante do anjo do SENHOR, e Satanás estava à sua mão direita, para se lhe opor. Mas o SENHOR disse a Satanás: O SENHOR te repreenda, ó Satanás, sim, o SENHOR, que escolheu Jerusalém, te repreenda; não é este um tição tirado do fogo? Josué, vestido de vestes sujas, estava diante do anjo. Então respondeu, aos que estavam diante dele, dizendo: Tirai-lhe estas vestes sujas. E a Josué disse: Eis que tenho feito com que passe de ti a tua iniqüidade, e te vestirei de vestes finas. E disse eu: Ponham-lhe uma mitra limpa sobre a sua cabeça. E puseram uma mitra limpa sobre a sua cabeça, e vestiram-no das roupas; e o anjo do SENHOR estava em pé. E o anjo do SENHOR protestou a Josué, dizendo: Assim diz o SENHOR dos Exércitos: Se andares nos meus caminhos, e se observares a minha ordenança, também tu julgarás a minha casa, e também guardarás os meus átrios, e te darei livre acesso entre os que estão aqui. Ouve, pois, Josué, sumo sacerdote, tu e os teus companheiros que se assentam diante de ti, porque são homens portentosos; eis que eu farei vir o meu servo, o RENOVO. Porque eis aqui a pedra que pus diante de Josué; sobre esta pedra única estão sete olhos; eis que eu esculpirei a sua escultura, diz o SENHOR dos Exércitos, e tirarei a iniqüidade desta terra num só dia. Naquele dia, diz o SENHOR dos Exércitos, cada um de vós convidará o seu próximo para debaixo da videira e para debaixo da figueira." (Zacarias 3)

Nestes últimos dias, esta visão do profeta Zacarias tem falado muito comigo. E após compreender a mensagem que Deus queria revelar para a minha vida através desse texto, me senti motivado a compartilhar com vocês também, pois creio que essa mensagem é para todos nós, e muito oportuna para os tempos que estamos vivendo.

No texto citado acima, o profeta Zacarias nos conta sua visão a respeito do sumo sacerdote Josué. Nesse texto, Josué representa todo o povo de Israel, a menina dos olhos de Deus, o povo escolhido por Ele. Sendo assim, Israel deveria se manter puro, imaculado e santificado. Mas por diversas vezes, Israel se desviou dos caminhos de Deus e sujou suas vestes com a lama do pecado. Na visão de Zacarias, isso é retratado por meio de Josué que está com suas vestes sujas. Satanás também está presente, fazendo o seu miserável papel de acusador. Mas de repente, a cena da humilhação de Josué (Israel) se converte em bênção para este; o Senhor repreende Satanás e muda a situação do Seu amado. Aqui fica clara a ideia do plano de salvação que o Senhor estava preparando para a humanidade, o que ficará ainda mais evidente no final do capítulo, quando lemos que no dia da salvação do povo de Israel, cada um deles convidaria o seu próximo para debaixo da videira e da figueira, o que confirma que a salvação não seria mais restrita aos descendentes de Jacó, mas também os gentios poderiam recebê-la - a videira é a árvore que fornece as uvas, matéria-prima para a fabricação do vinho, que é símbolo de alegria (o Espírito Santo é quem nos traz alegria quando aceitamos Jesus, selando nosso coração com Seu amor) e a figueira é de onde vem o figo, um fruto doce, bem como as delícias da presença de Deus.

O Senhor então ordena que as vestes sujas de Josué sejam trocadas por roupas novas e limpas, simbolizando a conversão do povo. A Josué também lhe é dada uma mitra nova. Após isso, o anjo do Senhor profere algumas palavras de bênção acerca de Josué, e eis então o ápice dessa visão, quando o anjo diz que o Senhor fará vir sobre Josué o Seu servo, o RENOVO. Essa parte do texto de Zacarias me chamou bastante atenção, mas não pude compreender imediatamente a quem Deus se referia como o servo chamado "Renovo". Pus-me então a pesquisar a respeito disso e encontrei o seguinte:

"Quem é o "Renovo" da profecia?
 
700 anos a.C., Isaías disse: "Do tronco de Jessé sairá um rebento, e das suas raízes, um renovo. Repousará sobre ele o Espírito do Senhor, o Espírito de sabedoria e de entendimento, o Espírito de conselho e de fortaleza, o Espírito de conhecimento e de temor do Senhor" (11:1-2). "Naquele dia, o Renovo do Senhor será de beleza e de glória..." (4:2). Nesses versículos descobrimos fatos importantes sobre o Renovo. É do Senhor, mas também é descendente de Jessé, o pai do rei Davi. Ele recebe sua sabedoria e capacidade de Deus.

Cem anos mais tarde, Jeremias acrescentou: "Eis que vêm dias, diz o Senhor, em que levantarei a Davi um Renovo justo; e, rei que é, reinará, e agirá sabiamente, e executará o juízo e a justiça na terra. Nos seus dias, Judá será salvo, e Israel habitará seguro; será este o seu nome, com que será chamado: Senhor, Justiça Nossa" (23:5-6; veja 33:15-16) "Porque assim diz o Senhor: Nunca faltará a Davi homem que se assente no trono da casa de Israel; nem aos sacerdotes levitas faltará homem diante de mim..." (33:17-18). Essas profecias reforçam a promessa sobre o descendente de Davi e dizem que o Renovo seria um rei justo. Seu reinado seria um lugar de salvação e segurança. Ao mesmo tempo, Jeremias sugere um vínculo entre o reinado perpétuo do descendente de Davi e o sacerdócio perpétuo. Um outro profeta, que veio um século depois de Jeremias, esclarecerá o sentido dessa alusão.
Zacarias profetizou cerca de 520 a.C., alguns anos depois da volta de Zorobabel (o governador) e Josué (o sacerdote) do cativeiro. Ele e Ageu motivaram o povo a completar a construção do templo, que havia sido destruído pelos babilônios na época de Jeremias.

Mas o trabalho de Zacarias foi além de sua época, pois ele previu mais do que a reconstrução do templo em Jerusalém. No meio de uma revelação sobre a purificação do povo de Deus, o Senhor disse: "...eis que eu farei vir o meu servo, o Renovo.... e tirarei a iniqüidade desta terra, num só dia" (3:8-9). Deduzimos que o Renovo faria algo, num só dia, para tirar o pecado do povo. Nada menos do que a morte de Jesus na cruz traria esse perdão ao homem (Hebreus 9:11-15). A palavra de Deus em Zacarias 6:12-13 tira qualquer dúvida sobre a identidade do Renovo: "Eis aqui o homem cujo nome é Renovo; ele brotará do seu lugar e edificará o templo do Senhor. Ele mesmo edificará o templo do Senhor e será revestido de glória; assentar-se-á no seu trono, e dominará, e será sacerdote no seu trono; e reinará perfeita união entre ambos os ofícios."

Jesus edificou a sua igreja, o santuário de Deus (Mateus 16:18; 1 Coríntios 3:16-17). Ele foi o único capaz de unir os ofícios de rei e sacerdote (João 1:49; Hebreus 6:20).

Jesus Cristo é o Renovo da profecia, que reina e intercede para sempre!" - (Por Dennis Allan)

Mas como aplicarmos essa visão nos dias de hoje?

Sabemos que por meio do sacrifício de Cristo, fomos feitos filhos de Deus, e portanto, parte do Seu povo. Assim como o povo de Israel aguardava a vinda do Messias (o Salvador) na época do profeta Zacarias, também aguardamos o Seu retorno nos nossos dias. Muitos sinais da volta de Cristo previstos pela Bíblia já estão se cumprindo, o que nos leva a crer que Sua volta está bem próxima. Precisamos estar preparados, nos santificando e buscando a Deus, para que nossas vestes sejam trocadas, a fim de que quando Jesus vier, Ele nos encontre santos, trazendo renovo às nossas vidas.

Creia e busque ao Senhor! O Renovo já está se aproximando!

0 comentários:

Postar um comentário