sexta-feira, 17 de maio de 2013

Propósito de intercessão por Montes Claros/MG

Já há algum tempo meus olhos e meu coração têm se voltado de uma maneira especial para Montes Claros/MG, minha cidade natal, onde até hoje vivo. "Importante centro universitário; cidade pólo de uma região com mais de 2 milhões de habitantes; segundo maior entroncamento rodoviário nacional; cidade da arte e da cultura; centro industrial que atrai grandes empresas; metrópole que consegue conciliar agitação e desenvolvimento com tranqüilidade e hospitalidade: Qualquer uma destas definições pode ser usada para descrever Montes Claros, cidade com cerca de 400 mil habitantes, situada no Norte de Minas Gerais." (Fonte: http://www.montesclaros.mg.gov.br/cidade/aspectos_gerais.htm). Mas como muitas outras cidades, Montes Claros possui marcas de violência, de imoralidade, de corrupção política, de pobreza, miséria, etc. E como Igreja, é nosso dever interceder pela nossa cidade e lutar por ela. Refletindo a respeito disso, senti o desejo de convocar outros irmãos a orarem por Montes Claros juntamente comigo, pois creio que a oração é a chave capaz de abrir todas as portas.

Estive lendo um pouco sobre a história de Neemias, que era um israelita (provavelmente, da tribo de Judá) e viveu em um período em que Judá era uma província do Império Persa. Foi designado para ser copeiro do rei Artaxerxes, com o qual, provavelmente, tinha um bom relacionamento, sendo Neemias um homem de confiança do rei. A Bíblia conta que Neemias foi informado por seu irmão que a cidade de Jerusalém estava em uma situação lamentável. Seus muros, inclusive, estavam em ruínas. Esta notícia trouxe tristeza ao coração de Neemias, que não conseguiu disfarçar seu estado de espírito diante do rei, o qual lhe concedeu alguns dias para ir à Jerusalém e prestar socorro à cidade de alguma forma. Neemias então, guiado pelo Senhor, reuniu vários homens que o ajudaram a reconstruir os muros da cidade. A reconstrução foi concluída em tempo recorde, 52 dias. Durante este tempo, Neemias e seu povo foram ameaçados por povos inimigos, mas o Senhor lhes deu estratégias de resistência às ciladas impostas e lhes fez vitoriosos. A reconstrução dos muros de Jerusalém representou também a reconstituição da vida do povo de Israel, que após o término das obras, foi levado ao arrependimento, à conversão e à um grande avivamento. Esta história servirá de direcionamento para este propósito de intercessão por Montes Claros.

Os muros de nossa cidade encontram-se em ruínas. E em mim arde o desejo de ser como Neemias, um homem que se importou com sua terra e lutou por ela. Mais uma vez, quero afirmar: a chave da nossa vitória é a oração. Esta é uma arma infalível. E cabe a nós fazer uso dela. Por isso proponho que nos unamos neste desafio, neste propósito de oração, de intercessão por Montes Claros.

Proponho que façamos 52 dias de oração em prol de alguns motivos específicos, período no qual estaremos também meditando em alguns textos bíblicos específicos e proclamando os desígnios de Deus acerca da nossa cidade. Bem como na história de Neemias, os inimigos poderão se levantar. Precisamos nos lembrar que a nossa luta não é contra carne ou sangue, mas contra os principados e potestades. A nossa guerra é espiritual.

Deixo a seguir algumas dicas e informações aos que desejam abraçar esta causa:

1) Como já foi dito acima, serão 52 dias (contando a partir de 25 de maio) de oração, ou seja, de guerra no mundo espiritual. Por isso, consagre-se, pois Satanás e seus demônios colocarão obstáculos e tentações em nosso caminho, tentando assim nos fazer desviar do nosso foco. Peça a cobertura do Senhor Jesus sobre sua vida, sua família e tudo que lhe pertence. Peça ao Senhor as armas espirituais específicas para esta batalha. Peça também a Deus discernimento, ousadia, autoridade, força, proteção e direção.
2) Se possível, faça um jejum pelo menos 1 vez por semana. Inicie e encerre o jejum com uma oração e/ou proclamando o texto bíblico proposto para aquele período. Lembre-se: jejum sem oração não passa de uma simples dieta.
3) Você poderá focar em um motivo de oração específico, mas lembre-se de apresentar a Deus os demais também. Ao orar, não apenas peça, mas lembre-se também de agradecer a Deus por Ele nos ouvir, por tudo o que Ele já fez em nosso favor e por tudo o que Ele ainda fará.
4) Interceda preferencialmente ao acordar e antes de dormir. No entanto, não é obrigatório que seu momento de oração seja nos horários indicados. Também lembre-se de meditar nos textos bíblicos sugeridos para meditação. Leia-os tentando absorver o máximo possível.
5) Ao longo dos 52 dias, serão postadas algumas reflexões para que sirvam de motivação para continuarmos.
6) Compartilhe conosco seus testemunhos pessoais a respeito da campanha de oração e de transformações notadas neste período, os quais servirão de motivação também.
7) A campanha terá início em 25 de maio e terminará no dia 16 de julho. Nos dias seguintes, até o fim da semana iniciada, oraremos em agradecimento a Deus pelas bênçãos alcançadas.

Textos bíblicos para meditação:

- 1º ao 7º dia: Salmos 24;
- 8º ao 14º dia: Oséias 14;
- 15º ao 21º dia: Ageu 2:1-9; 2 Crônicas 2:1-18;
- 22º ao 28º dia: Salmos 17;
- 29º ao 36º dia: Zacarias 3;
- 37º ao 43º dia: Ezequiel 37 e 47;
- 44º ao 52º dia: Malaquias 4:2; Isaías 62.

Motivos de oração:

- Limpeza espiritual nos céus da cidade;
- Libertação dos cativos espirituais;
- Arrependimento e conversão;
- Cura física e emocional dos moradores;
- Conservação das famílias;
- Libertação da imoralidade sexual, dos vícios carnais, das drogas, da violência, etc;
- Despertamento e avivamento da Igreja;
- Seriedade e compromisso das autoridades políticas;
- Para que haja a justiça;
- Desenvolvimento socioeconômico;
- Diminuição/erradicação da pobreza;
- Melhoria da infra-estrutura da cidade;
- Segurança e garantia dos direitos dos cidadãos;
- Desenvolvimento na área da educação;
- Melhores oportunidades de emprego;
- Melhoria na qualidade de vida da população.

Peço àqueles que desejam participar deste propósito de intercessão, que me comuniquem, se quiserem, para que, por exemplo, possamos compartilhar nossas experiências.

Contamos com você, eu e Montes Claros. Que Deus te recompense por seu amor e dedicação! Abraço!

0 comentários:

Postar um comentário